terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Humildade


Olhando para esta foto, logo veio em minha mente duas coisas, a primeira, é porque me fez lembrar de minhas origens, pois mesmo não tendo morado em uma casinha assim, tive parentes que moraram e pude ver de perto, que mesmo assim eram felizes, tinha uma vida sossegada, pacata, e nunca lhes faltou o pão de cada dia, bem como a alegria, tendo na mesa muita fatura, vez que a colheita era sempre abençoada.

Aquele jeito simples da roça ou cidade do interior, me deixa com saudades, apesar de que a adaptação para um sistema assim não seria nada fácil, mas devido a correria diária, as vezes chega uma vontade de fugir para um lugar assim e descansar bastante.

A segunda coisa que me faz lembrar, é que vejo uma oportunidade de explicar um detalhe, um erro que vejo sendo cometido entre pessoas ricas pobres, que é confundir humildade com pobreza, quando olham para uma senhora como essa e diz: Mas que senhora humilde! Mas veja o que diz o dicionário.

Humildade: Palavra de origem no latim "Humus" = Terra "ilde" pés - significado : aquele que tem os pés no chão, era usada na antiguidade para definir os trabalhadores do campo, daí a expressão humilde : trabalhadores do campo (que trabalham descalços (com os pés no chão).

Mas humildade também significa: Que é bom de coração, que a pessoa humilde é aquela que não ostenta fantasias, vive dentro das suas possibilidades e com bom humor, pode ser culta, rica, pobre, a sensatez faz parte da sua personalidade, mas também contesta com o que é justo, legal, correto, de boa índole. Se for um gestor vai fazer permanecer uma gestão tranquilha valorizando seus subordinados com autonomia e respeito. despreza a arrogância. 

É também: Que tem simplicidade, educação. Tem exata compreensão de quem é e o que pode fazer. 

Aquela pessoa é humilde, sabe quem é e está pronta a aprender. Que não é vaidoso, soberba. Ex: Ele é uma pessoa humilde.

Portanto, existem pessoas que são ricas e são humildes, enquanto existem pobres que são egoistas, então, a humildade nunca chegou perto dessa pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário