quinta-feira, 23 de abril de 2009

IGARAPÉ GRANDE - MARANHÃO

ESTA É A MINHA CIDADE, IGARAPÉ GRANDE - ESTADO DO MARANHÃO, CIDADE PEQUENA DE NOME GRANDE, DE UM POVO HOSPITALEIRO E ABENÇOADO. AQUI ME TROUXERAM DE SANTA LUZIA-MA COM APENAS DOIS MESES DE VIDA, CRESCI, ESTUDEI E TERMINEI O ENSINO MÉDIO COM APENAS 17 ANOS. PASSEI AQUI TODA MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, QUANDO BEM JOVEM, CONHECI O SENHOR JESUS NO DIA 25 DE JUNHO DE 1989.

SAIBA UM POUCO SOBRE ELA:
Igarapé Grande
Maranhão – MA

Histórico
Em 1904, dois caçadores nordestinos que haviam emigrado para o Maranhão, mais precisamente para a região do Mearim, penetraram nas matas em busca de um local onde, com mais facilidade, pudessem desenvolver a caça, tendo localizado no Igarapé com grande volume de água, que denominaram de Igarapé Grande. Com o lugar lhes pareceu o ideal, ali construíram um barraco e iniciaram as suas atividades, inclusive fazendo o primeiro roçado. Assim, teve origem a povoação que, posteriormente, construiria a sede do município.

Foi bastante lenta a evolução do lugar pois, só a partir de 1950, a povoação se expandiu demograficamente, daí surgindo o crescimento da agropecuária, do extrativismo vegetal e do comércio.

Em 1956, o líder da povoação João Soares e Silva, ajudado por todos os segmentos da coletividade, iniciou um trabalho sério, visando a emancipação do território, para o que contactou com as autoridades responsáveis e preparou toda a documentação necessária. Em 1958, tendo falecido o líder do movimento, assumiu o comando o senhor Manoel Matias da Paz que lutou até conseguir o sonho da população.

Gentílico: Igarapé-grandense

Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de Igarapé Grande, pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, subordinado ao município de Pedreiras.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Igarapé Grande figura no município de Pedreiras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Igarapé Grande, pela lei estadual nº 2184, de 30-12-1961, desmembrado de Pedreiras. Sede no antigo distrito de Igarapé Grande. Constituído de 3 distritos: Igarapé Grande, Canaleiro e São Bernardo, sendo que os distritos foram criados pela mesma lei do município. Instalado em 15-01-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3
distritos: Igarapé Grande, Canaleiro e São Bernardo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município aparece constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

10 comentários:

  1. joabelouzeiro@hotmail.comquarta-feira, julho 15, 2009

    q deus lhe abençoi poderosamente q tudas as suas orações sejam ouvida

    ResponderExcluir
  2. Irmao. Deus te abençoe sempre. tambem gosto muito dessa cidade.
    tenho muitas lembranças dela. quer seja no meu trabalho, ou em minha vida pessoal.
    abraços.

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA PELO OCARINHO Q VC TEM PELA NOSSA CIDADE.

    ResponderExcluir
  4. É mais do que carinho, é amor, eu amo minha terrinha, eu amo os igarapegrandenses, só me entristeço com que os politicos fazem com ela.

    ResponderExcluir
  5. oi pastor meu nome eh hellen eu queria q vc me ajudasse a encontrar parentes de manuel matias pq meu pai ha muito tempo procura por sua familia e tudo indica q manuel matias era seu tio se puder me ajudar por favor me mande um email hellen.alana@hotmail.com muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. A PAZ DO SENHOR JESUS HOMEM DE DEUS SOU UM MISSIONARIO TO INDO PRO maranhão pregar ore a deus não cobro caxe tenho meu TRABALHO EM DVD se deus COLOCAR NO SEU CORAÇÃO DE ME ABENÇOAR AMEM TD TRABALHADOR E DIGINO DO SEU TRABALHO MEU NUMERO 92-8117-9257 MEU PASTOR PRES. FRANROZIR TEL.92-9160-5931

    ResponderExcluir
  7. Pastor eu também essa cidade sou filha dessa
    bela agora moro perto de imperatriz.

    ResponderExcluir
  8. Oi pastor a pz do Senhor, é uma honra poder conhecer mesmo que através da internet, alguém de minha terra natal, amo a cidade de Igarapé grande, nasci e vivi até a minha adolescência aí nesta cidade, hoje moro na cidade de Itinga do Maranhão - MA, sinto falto do povo Igarapegrandense, metade da minha familia mora aí, aceitei a Cristo na Assemléia de Deus do Mutirão, enfim amo d+ esta cidade, que Deus continue abençoando todos vcs....

    ResponderExcluir
  9. Cidade abençaoda ... ficara sempre em nossos sonhos AmoO

    ResponderExcluir
  10. "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito". João 3:8
    O nosso coração acorda palpitando e ansiando pela presença de Deus. É hora de avançar

    ResponderExcluir